Trindade Digital - Capacitação & Inclusão


Iniciativa: Prefeitura Municipal de Trindade/Goiás
Execução: Instituto Social Ser Feliz
Realização de Chamada Pública Nacional

Ordem de Serviço emitida em 16/09/2022(Sexta-Feira)
Projeto Trindade Digital - Início 18/09/2022(Domingo)

Duração da primeira fase - 12 meses
Total impactados - 24.603 pessoas
Funcionamento: 7 dias por semana conforme cronograma disponível no site
Responsável Geral Fabricio Antonio Cruz

O projeto Trindade Digital possui foco na capacitação do usuário, isto é para que estes, na Era da Informação possa acompanhar a evolução social e tecnológica, e principalmente não fiquem para trás.

Embora seja um projeto que compreenda serviços de manutenção e adequação de infra-estrutura de informática existente, fornecimento de sistemas customizados, estes somente serão bem sucedidos se houver a capacitação do usuário, isto é, de forma customizada, preservando necessidades individuais, coletivas e culturais.

A linguagem utilizada na elaboração do projeto é simples, de modo que qualquer pessoa, independente de condições sociais ou intelectuais consiga compreender e avaliar a sua importância para a vida do cidadão.

As informações apresentadas possuem base factual sobre projetos realizados, competência técnica dos participantes executores e referenciais do próprio mercado através de publicações das mais diversas em diferentes canais de comunicação.


O projeto inclui consultoria e diagnóstico para rede de informática disponível e reparos em hardware existentes; Soluções Web customizadas; Plataforma EAD customizada com geração de conteúdo e 14 docentes; Contact Center; Suporte remoto e presencial(corpo docente & corpo técnico); Geração de 30 empregos locais; Metodologia; Direitos Autorais; Material Impresso e Digital; Cinegrafia e Fotografia documental; Gestão de Redes Sociais; Programa Odontológico complementar.

O projeto reúne descritivo e comparativo em 200 páginas disponível no site do projeto, qualquer internauta pode acessar e baixar os arquivos.

Total de colaboradores envolvidos - 72

Acompanhe nas redes sociais e no site todas as informações sobre o projeto

A importância da inclusão digital na educação


A importância da inclusão digital na educação

Em visita ao Paraná, Alagoas e Goiás, especialista avalia escolas em vários municípios. A inclusão Digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos no mundo digital como instrumento de construção e exercício da cidadania.

A base do projeto está ligada na promoção da Tecnologia da informação como forma de gerar emprego e renda para a população, além de ampliar o desempenho de estudo dos alunos em fase escolar, tanto para o ensino médio como para alunos do ensino fundamental, importante salientar que a customização do projeto é essencial, visto que, cada localidade possui singularidades e necessidades específicas. Pelo Brasil afora, podemos observar projetos de “inclusão digital” que na verdade não passam de salas de informática com uso de software padrão, muitas destas salas se encontram paradas ou sucateadas, mesmo após grandes investimentos.

Um projeto de Inclusão Digital que deu certo no Sudeste pode não ser eficiente em Curitiba, Londrina ou Piraquara já que as características e problemas são distintos de região para região.

Incluir digitalmente o cidadão, aluno ou professor, não se traduz somente pelo acesso a informática ou acesso à internet, mas quando e somente quando são observadas melhorias com o uso adequado da tecnologia da informação.

Explico, suponha que o aluno esteja perdendo o interesse na sala de aula, e com isso, seja observado uma evasão escolar de 10% ao ano, que por sua vez gera uma queda de 10% no desempenho escolar.

O professor ainda em modo analógico, está cada vez mais distante do aluno, o que também gera um desinteresse para ambos (aluno e professor) e com isso o desempenho cairá.

Com a “digitalização”, ou seja, com o uso da tecnologia da informação e internet para melhor apresentar a matemática, a história, ou geografia......o aluno poderá usar o próprio celular para fazer pesquisas e estudar. Usando ferramentas de código aberto (gratuitas) os alunos podem se comunicar com outros alunos de qualquer lugar (o que por si só gera uma inclusão social) e obter soluções para um problema matemático, estudar em grupos online, e o professor poderá participar e acompanhar em tempo real, dentro e fora da sala de aula. Após um ano, por exemplo, os índices de evasão escolar caem e o desempenho escolar melhora, isso é Inclusão Digital.

A inclusão digital plena, ocorre quando observamos um quadro de melhora, isto é, de um indivíduo, de um nicho social ou de uma sociedade, com o uso adequado da tecnologia da informação.

 

A internet e as suas oportunidades não são o futuro, mas sim o presente.

As inserções de novas tecnologias na sociedade atual marcada por rápidas mudanças fizeram com que a escola necessitasse de agilidade para acompanhar as mudanças educacionais e tecnológicas, com isso a formação do professor neste campo digital.

A Inclusão digital é um campo bastante vasto de pesquisa e produção científica, que parece não haver indicativos de término desta novidade, principalmente quando se alia a ela outro bem mais recente e desafiante que é a introdução dessas tecnologias no ambiente educativo, permitindo a democratização das tecnologias. Esse assunto tem repercutido em todo o Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação das tecnologias em sala de aula.

Contudo, colocar um computador na mão das pessoas ou vendê-lo a um preço acessível ou fornecer acesso a internet não é necessariamente, inclusão digital. Esses pontos vêm aos poucos se tornando necessários e começam a pressionar o professor no sentido da aprendizagem de suas ferramentas aplicáveis à Educação, principalmente em sala de aula.

Projetos de Inclusão Digital permitem geração de emprego imediata com os multiplicadores locais, inclusão social direta, os impactos podem ser observados em curto prazo.

 

Quanto vale um aluno, antes perdido nas drogas e sem referência ou perspectiva, e que agora, conectado volta à escola e descobre que pode procurar emprego, vender serviços e produtos com um click no celular?

O passo seguinte será a capacitação dos professores durante três meses, visando dar condições para o uso dessa ferramenta de pesquisa, geração de emprego, renda, informação, desenvolvimento educacional, econômico, gerar e gerir negócios pela rede mundial de computadores e multiplicar o conhecimento posteriormente para os alunos.

 

Com isso damos a condição ao professor de ter uma renda extra, especialização e certificação.

Com a capacitação dos professores, daremos início a Inclusão Digital dos alunos, onde estes poderão usar a informática como ferramenta de busca, pesquisa, informação, ampliando e dinamizando o seu conhecimento perante as matérias escolares e também como gerar e gerir negócios destacando o empreendedorismo digital.

Podemos também incluir no projeto a terceira idade onde serão integrados em eventos sociais, entre outros, diminuindo assim o consumo de remédios e antidepressivos.

Objetivo do projeto é demonstrar que a internet é muito mais do que um canal de entretenimento e redes sociais, a internet é uma porta de inclusão e desenvolvimento

Modelo de projeto utilizado em países desenvolvidos como Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha, Espanha e diversos outros países.

Projeto Importantíssimo para nossas escolas a um custo baixo (menos que um Hambúrguer por mês), resultado altamente satisfatório para o desenvolvimento Educacional, Social, e Econômico.

O projeto proposto é passível de expansão e adaptável às necessidades específicas do Município e ou Estado.

“Na certeza de estarmos colaborando para o crescimento e desenvolvimento do nosso país, nos colocamos a inteira disposição para esclarecimentos.

Prof.Cláudio Marcellini

 

Podcast explicativo: https://anchor.fm/claudio-marcellini/episodes/Incluso-Digital---O-que-no--Incluso-Digital--prof-Cludio-Marcellini-eqgqbh